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Comprar uma moto seminova pode ser um excelente negócio, desde que você saiba o que avaliar para evitar dores de cabeça futuras. Neste artigo, vamos compartilhar uma série de pontos essenciais para analisar em uma moto usada, com base na nossa experiência recente adquirindo uma Yamaha NMax 2022 seminova para uma nova motonauta da família.
O laudo cautelar é uma inspeção detalhada do veículo, que pode identificar desde repinturas até históricos de roubo, furto ou leilão. Apesar de custar entre R$500 e R$800 dependendo do nível de detalhamento, pode compensar bastante, especialmente em motos mais caras. No entanto, para motos menores ou mais baratas, nem sempre essa despesa vale a pena. Abaixo, vamos ensinar como fazer uma análise visual básica.
Verifique se os pneus têm desgaste significativo ou se estão próximos do TWI (indicador de desgaste). Pneus desgastados representam um custo adicional imediato (cerca de R$650 a R$950 o par).
Cheque visualmente as pastilhas e os discos de freio. Um disco sem desgaste aparente indica que a moto foi utilizada de forma moderada, enquanto um disco com desgaste acentuado indica pilotagem mais agressiva, o que pode refletir no motor e outras peças.
Avalie a posição do eixo traseiro. Quanto mais próximo do fim da regulagem, mais desgastada está a relação. Um desgaste prematuro (antes dos 20 mil km, por exemplo) pode indicar pilotagem agressiva, reduzindo a vida útil do motor e outras peças internas.
Pergunte ao proprietário se a revisão periódica foi feita recentemente. Verifique visualmente o óleo: óleo limpo e no nível adequado indica boa manutenção. Se houver dúvidas, consulte o manual ou ligue para um mecânico de confiança.
Ligue a moto e verifique se a partida é rápida. Uma bateria saudável apresenta mais de 12 volts em repouso e cerca de 14 volts com o motor ligado. Bateria fraca implica custos adicionais em breve.
Mexa o guidão lentamente para sentir se há resistência ou "calo" no rolamento da mesa. Além disso, com a moto no cavalete, teste se as rodas têm folga lateral. Durante um breve teste de pilotagem, observe se há trepidação ao arrancar—indicativo de desgaste ou necessidade de limpeza na embreagem, especialmente em scooters com sistema CVT.
Confira o funcionamento de faróis, setas, lanterna e freios. Em motos mais recentes com faróis de LED, o custo de substituição do conjunto completo pode ser muito alto. Observe também rachaduras ou quebras nas carenagens, pois algumas peças podem ser muito caras.
Identificados os problemas, calcule rapidamente os custos totais das manutenções necessárias. Use esses valores como argumento na negociação. Por exemplo, se a moto custa R$18.000 (tabela Fipe) e exige cerca de R$2.000 em manutenções imediatas, negociar um desconto justo é essencial para garantir um bom negócio.
Sempre que possível, leve a moto até um mecânico de confiança para uma inspeção rápida antes da compra. Caso isso não seja possível, utilize as dicas acima para minimizar riscos.
Ficou alguma dúvida ou tem algo para complementar? Deixe seu comentário abaixo e boas compras!